Todo síndico encara desafios todos os dias! Como conseguir fazer um bom trabalho de maneira eficiente, transparente e sendo devidamente reconhecido pelos moradores?
Tarefa desafiadora essa! Mas é bem possível, vamos lá!
Seja comunicativo: não adianta fazer um trabalho de gestão de custos e de manutenções bem feito e não dar atenção ao seu público. E como eles saberão de todo esse trabalho sem uma rotina de comunicação bem feita?
Seja organizado: ter os orçamentos de cada despesa, as notas fiscais e recibos, os contracheques dos funcionários, enfim, toda a documentação acessível e organizada é uma prática que traz autoridade para o gestor, evita transtornos na hora de prestar contas e facilita muito para qualquer eventual fiscalização que o condomínio venha a sofrer no futuro.
Seja um líder: cuidado! Confundir liderança com autoritarismo é um erro comum que vemos cotidianamente! O líder inspira, direciona e ampara. Não à toa seus liderados o respeitam, admiram e sentem segurança na sua presença. Desenvolva comunicação positiva, realize treinamentos com os colaboradores, reconheça o bom trabalho dos colaboradores, cobre de forma firme e humana aqueles que precisam melhorar e veja a mágica acontecer!
Seja um orador treinado: falar em público costuma ser bem difícil até para os indivíduos mais treinados. Contudo, o desenvolvimento dessa competência vai te levar a outro nível de reconhecimento! Pra melhorar nessa atividade você deve: estar absolutamente preparado em relação ao tema sobre o qual vai falar, organizar a sequência de como falar sobre tal tema, evitar ser muito informal e demonstrar calma. O friozinho na barriga vai diminuindo à cada reunião e à cada assembleia.
Seja diligente: ninguém é capaz de saber de tudo. Mas o síndico é responsável por quase tudo que acontece dentro de um condomínio. Sendo assim, delegue as tarefas a pessoas capazes de executá-las e acompanhe de perto a realização do trabalho. Você não tem que fazer, mas tem que entregar feito e bem feito!