Redução de Custos: O Objetivo de Todo Síndico

Voltar

Eficiência é, por definição, a capacidade de fazer o máximo com um recurso limitado. Poucas coisas são tão limitadas quanto taxas condominiais, haja vista condomínio não ter fim lucrativo, não é mesmo?!

Então vamos para esse ponto chave de sucesso de qualquer gestor: redução de custos!

Seja com materiais de limpeza mais apropriados para cada função, um plano bem feito de manutenção preventiva, uma renegociação de contrato de serviços, redução de tarifas bancárias, ajuste nos horários dos funcionários, reduzindo horas extras, ou mesmo rotina de acender e apagar luzes em horários controlados, podemos ter oportunidades de economia.

Como identificar as oportunidades?

Analise o histórico anual desses custos, faça cotações de tudo que é necessário e busque orientação profissional de excelência pra ter segurança em aquisições e contratações!

É fundamental lembrar que reduzir custos não é necessariamente cortar definitivamente um gasto. É comum síndicos perderem os prazos para realizar inspeção predial, manutenção de fachadas, renovação de auto de vistoria do corpo de bombeiros… Isso já sai do âmbito da redução de custos para o da incerteza e do alto risco, pois multas por inconformidade podem bater à porta a qualquer momento.