Gestão financeira em condomínios

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Administrar recursos em condomínios, assim como em qualquer organização, requer observância inicial a 3 pilares em cada competência (mês):

  1. Receitas
  2. Despesas
  3. Saldo inicial

Para que o condomínio esteja saudável financeiramente são necessárias as seguintes premissas: entrada integral das receitas, despesas proporcionais e enxutas para a realidade do condomínio, aporte de valores em fundo de reserva e realização de serviços e certificações obrigatórias, evitando, assim, eventuais pagamentos de multas por autuações ou realização, por exemplo, de manutenções corretivas, as quais são geralmente mais caras do que as preventivas.

Trazendo para a prática, é importante que o condomínio receba com liquidez e pague em dias por tudo aquilo que é essencial. São alguns exemplos de gastos essenciais: salários de funcionários, encargos trabalhistas, materiais de limpeza, manutenção de portões, elevadores, bombas, gerador, entre outras, inspeção predial obrigatória e licença de operação de ETE (para os condomínios que disponham desse tipo de estrutura).

Outro ponto fundamental: fique atento ao recolhimento correto de impostos para evitar surpresas!